• 26 de Novembro, 2024

Já pensou em participar de um leilão de gado? Veja como funciona:

O segmento de leilão de gado movimenta mais de R$ 2 bilhões por ano e atrai diversos pecuaristas pela segurança, facilidade de pagamento e frete


A Connect realizou mais de 125 leilões de diversas raças em 2024. Os leilões são grandes oportunidades para quem deseja comprar e vender gado de forma segura, com condições diferenciadas de frete e pagamento.
O leilão oferece aos compradores a garantia de que receberão os animais sem contratempos e com total comodidade. A leiloeira proporciona suporte completo após o evento, assegurando que, caso surjam problemas com os animais durante a entrega ou ocorram imprevistos, os compradores estarão protegidos.
Primeiro, é necessário especificar que existem duas modalidades de leilão: presencial e online. O presencial é realizado em um recinto onde compradores e vendedores estão presentes. Embora seja presencial, todos os leilões possuem transmissão pelo YouTube da Connect Leilões e pelo App Connect Play.
Já a modalidade online ocorre em um estúdio, com os animais previamente gravados. Qualquer pessoa pode acompanhar o remate, mas, para participar, é necessário comprovar vínculo com uma propriedade rural e ter o cadastro aprovado pela leiloeira.
Após a aprovação do cadastro, você já pode dar seu lance. Funciona assim: o lote é apresentado na tela ou no recinto, com um valor inicial. Para realizar a compra, você deve cobrir o valor apresentado com um lance.
Um lote pode ser composto por um ou mais animais (sempre será especificado se o lance é por animal ou pelo pacote). Vale ressaltar que podem ser comercializadas prenhezes, aspirações, sêmen, embriões e também cotas parciais dos animais, onde o comprador adquire uma porcentagem do animal.
Cada leilão tem suas condições de parcelamento e frete, que são apresentadas pelo leiloeiro no início e durante o evento. Todos os remates possuem uma comissão para a leiloeira, que deve ser paga à vista. Após o martelo batido, a compra não pode ser cancelada. Em caso de cancelamento, uma multa poderá ser aplicada, salvo em algumas exceções.
Após o leilão, o setor de fechamento da leiloeira entra em contato para a assinatura de contratos, envio do boleto da comissão e confirmação de dados. Depois de todo esse processo, o prazo médio para a entrega dos animais é de 45 dias, podendo ser negociado um prazo diferente diretamente com o vendedor.
Para organizar um pregão, o criador deve, inicialmente, escolher uma leiloeira para coordenar o evento. Em seguida, deve selecionar os animais a serem leiloados, podendo contar com o auxílio de um assessor pecuário. Por último, o organizador contrata os serviços de transmissão, que podem ocorrer por meio da TV ou da internet. Acesse aqui a agenda completa de leilões da Connect.