• 10 de Setembro, 2024

Cuidados Essenciais com a Pastagem Durante a Seca

Durante o período da seca o pasto deve receber uma atenção especial, para garantir que os animais passem por essa época saudáveis e bem nutridos é necessário seguir alguns passos


Com a chegada da seca é necessário que os produtores redobrem a atenção na pastagem para não passar apuros e garantir que o gado engorde mesmo em condições desfavoráveis. Para assegurar um bom capim durante a seca, o produtor deve cuidar do pasto já na época das águas.

O pasto não deve ser deixado muito alto durante o final da estação das chuvas para não comprometer a rebrota, se o capim estiver muito alto, seco e com acamamento os animais não vão conseguir aproveita-lo de forma adequada, e com isso não terão um ganho de peso satisfatório.

O zootecnista Edmar Peluso sugere que, ao final das águas, o produtor deve manter uma sobra de 10 a 15% de capim de boa qualidade. Outra opção é fazer o plantio de alimentos para silagem, para ser usado como alimento quando o pasto acabar.

A silagem também pode ser uma opção mesmo na época das águas, com isso os animais vão diminuir o consumo de pastagem, aumentando a capacidade de rebrota do pasto e de acúmulo de pastagens, dividir a alimentação do gado em silagem e pasto não comprometerá o pasto e nem o ganho de peso dos animais.

Durante a seca desse ano que é a maior e mais intensa desde de 1950 pode ser necessária a suplementação dos animais. Dependendo do estado do pasto, dieta dos animais deve ser suplementada com sal proteinado ou ureia, promovendo assim uma fermentação adequada no rúmen.

Esse é um período difícil do ano para todos, mas com a união da pecuária, vamos sair mais fortes dessa seca.